A Desidratação e seus Riscos!

A água forma até cerca de 70 por cento do corpo humano. É importante para a digestão, função conjunta, pele saudável e eliminação dos produtos residuais que o corpo precisa expelir.

Desidratação ocorre quando mais fluido é perdido do que a quantidade de água é tomada. Isso faz com que ocorra um desequilíbrio de minerais importantes, como sódio e potássio, que são necessários para a função de músculo e nervos do corpo.

Se não houver um por cento ou maior perda de peso corporal por causa da perda de fluidos, a desidratação ocorre. Ela pode ser leve, moderada ou severa, dependendo da quantidade perdida.

Em uma escala de extremidades, a desidratação leve pode fazer alguém sentir apenas um pouco de sede. No outro extremo, a desidratação mais severa pode resultar em morte.

Causas de desidratação

Aproximadamente dois terços da água que precisamos vem da ingestão diária. Até um terço vem de alimentos (tomate, pepino, peixes e frutas são boas fontes). A água também é fornecida como resultado de reações químicas dentro do corpo.

O adulto médio perde aproximadamente 2,5 litros de água todos os dias através dos processos normais de respiração, transpiração e eliminação dos resíduos. Se perdermos mais fluido do que o habitual, isto pode indicar um risco de desidratação.

Doenças que podem levar a desidratação incluem gastroenterite (através de diarréia e vômitos), febres (transpiração) e diabetes (passando de urina excessiva).

Fatores oriundo do estilo de vida, como beber muito álcool, exercício, estar em um ambiente quente ou ser demasiado ocupado ao ponto de não ingerir líquidos, também pode levar a desidratação.

Sintomas de desidratação

O principal sintoma da desidratação é o sentimento de sede.

De ligeira a moderada desidratação, outros possíveis sintomas incluem:

  • Lábios, olhos e boca seca
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Vertigens ou tonturas
  • Produção de urina diminuída
  • Fraqueza muscular

Quando a desidratação é mais grave, uma pessoa pode experimentar:

  • Sede extrema
  • Olhos e boca muito seca
  • Perda de elasticidade da pele, tendo o olhar atrofiado
  • Urinando pequenas quantidades e de cor escura, urina concentrada
  • Olhos fundos
  • Falta de transpiração
  • Batimento cardíaco rápido

Além disso, a pressão arterial pode ser baixa, e podem ocorrer delírios e perda de consciência.

Em crianças, os sinais que aparecem são:

  • Boca seca
  • Fraldas menos molhadas ou não urinar durante seis a oito horas
  • Comportamento irritável
  • Poucas ou nenhuma lágrima quando choram
  • Pele seca e enrugada
  • Sendo menos alerta e menos ativo do que o habitual
  • Aparentando fraqueza
  • Pulso rápido
  • Respiração rápida

Desidratação a longo prazo pode contribuir para outros problemas de saúde, tais como constipação, pedras nos rins e fadiga.

Quem é afetado pela desidratação?

Qualquer pessoa em risco de desidratação, mas algumas pessoas tem mais risco do que outras.

  • Bebês e crianças pequenas têm pesos de corpo relativamente baixo, tornando-as mais vulneráveis aos efeitos da perda de líquido.
  • Adultos mais velhos tendem a comer menos e podem esquecer de comer e beber durante o dia. Com o aumento da idade, a habilidade do corpo para conservar a água diminui e a sensação de uma pessoa de sede torna-se menos aguda. A doença e a deficiência também são mais comuns, que podem tornar mais difícil para comer e beber bastante água.
  • Pessoas com condições médicas a longo prazo, tais como doença renal e alcoolismo, estão mais em risco de desidratação.
  • Problemas de saúde a curto prazo, aguda, tais como infecções virais, podem resultar em desidratação pois febre e sudorese aumentada significam que mais fluido é perdido do corpo. Essas doenças também podem fazer você se sentir que menos dispostos a comer e beber.
  • Pessoas que vivem ou trabalham em climas quentes ou aqueles que praticam esportes ou outras atividades físicas extenuantes correm maior risco de desidratação.

Prevenção da desidratação

A chave para evitar a desidratação é comer alimentos saudáveis e beber bastante água, pelo menos seis a oito copos (em torno de dois litros) de água por dia.

Além disso, recomenda-se beber leite meio-gordo, suco de frutas para contribuir para a ingestão diária recomendada de líquidos.

Pessoas que vivem ou trabalham em climas quentes ou que praticam esportes ou outras atividades físicas extenuantes ou que tenham pré-disposição a vômitos e diarréia, deve aumentar sua ingestão de líquidos.

Para cada hora de exercício, recomenda-se beber um litro adicional de água a mais, e se exercitar em um ambiente acolhedor.

Tratamento da desidratação

Desidratação leve é facilmente tratada por água potável e outros fluidos, tais como suco de frutas diluído.

O diagnóstico da desidratação leve quanto antes for feito, melhor para o paciente. Muitas vezes com a substituição ideal de líquidos e minerais, especialmente em caso de vômito e diarréia, ou medicamentos específicos a cura é eficaz e rápida. Já a  desidratação mais severa pode ser fatal e geralmente requer um tratamento hospitalar e urgente, que envolve medicamento intravenoso para corrigir o desequilíbrio de água e eletrólitos.

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Arquivado em Saúde

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