Alimentos que Protegem sua Artérias
Existem alimentos que são capazes de reduzir os risco de arteriosclerose , auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL), regulam a pressão, auxiliam no combate às inflamações, neutralizam os radicais livres nocivos ao organismo, diminuem as chances de desenvolver a síndrome metabólica, mantêm baixo e estável seu nível de açúcar no sangue (glicemia), além de manterem seu coração batendo em um ritmo bom e saudável. Aqui estão alguns deles:
1 – Amêndoas torradas com a casca – Um punhado de amêndoas contém incríveis 9 g de gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Opte por ingerir as amêndoas em vez de um bolo ou batatas fritas, isso irá reduzir o colesterol “ruim” em quase 10%. A vitamina E natural que existe na “polpa” da amêndoa e os flavonoides presentes na casca, ajudam a parar o crescimento da placa que entope as artérias. Mas o consumo deve ser balanceado ou irá resultar em acúmulos de calorias.
2 – Tomates frescos, secos ou molho – Faça a ingestão de sete ou mais porções por semana e isso irá diminuir em 30% o risco de doenças cardiovasculares. Estudos indicam que 30 g de ketchup e 400 ml de suco de tomate por dia diminuem em 13% o nível de colesterol “ruim” (LDL) depois de três semanas. Esse alimento contém antioxidante licopeno e níveis altíssimos de vitamina C, fibra e potássio. Cozinhar pelo período de 30 minutos ou mais aumenta o nível de licopeno. E 15 g de tomates secos têm mais potássio, que faz a pressão arterial baixar, do que uma banana média.
3 – Abacates- Estudos comprovaram que homens e mulheres que comiam um abacate por dia reduziram o colesterol total em 17%. O nível de LDL e triglicerídeos nocivos caiu, e a taxa do bom HDL aumento em decorrência do alto nível de gordura monoinsaturada “boa” do abacate. O fruto é ainda repleto de betassitosterol, que reduz o colesterol.
4 – Salmão – É o peixes mais rico em ômega-3. Uma porção contém cerca de 1,8 g de ácido eicosapentaenoico (EPA) e de ácido docosa-hexaenoico (DHA). Esses ácidos graxos auxiliam na diminuição de risco de arritmias cardíacas fatais e reduzem o colesterol, a inflamação, a arteriosclerose e a formação de coágulos.
5 – Aveia - A betaglucana é uma fibra solúvel, presente nos cereais, que age como uma esponja. Ela retém os ácidos biliares ricos em colesterol no intestino e os elimina. Este processo resulta em níveis baixos de LDL porque há menos colesterol para ser absorvido pela corrente sanguínea. Uma tigela grande de aveia por dia – cerca de 225 g – pode reduzir o colesterol em mais 2% ou 3%, sugere um estudo publicado no Journal of the American Medical Association. (Fonte: Guia de Saúde e Longevidade – Reader’s Digest)
Leia outros artigos relacionados
- Abacate e Seus Nutrientes
- 7 Alimentos Essenciais Para a Tua Saúde
- Tipos de Gordura
- Alimentos Que Reduzem o Colesterol
- Tipos de gordura
- A importância da atividade física
- Colesterol
- Tudo Sobre Colesterol
- Uma Boa Dieta Para Adolescentes Que Querem Perder Peso e Ficar Saudáveis
- As melhores fontes de carboidratos
