Medicina esportiva

A medicina esportiva abrange os ramos da medicina que estudam a influência do exercício, o treinamento e o esporte nas pessoas sãs e doentes que praticam esporte.

O que é?

A medicina esportiva inclui aqueles ramos teóricos e práticas da medicina que estudam a influência do exercício, o treinamento e o esporte nas pessoas sãs e doentes, e no esportista.

Também estuda os efeitos da falta de exercício e as lesões que se podem produzir durante a realização do exercício. Assim, a medicina esportiva proporciona resultados úteis para acautelar, tratar e reabilitar.

Além disso, tem um papel importante na hora de aconselhar um tipo de esporte; ao adaptar alguns exercícios ao paciente; e ao aconselhar uma linha de trabalho a fim de que este se adapte ao exercício com um menor risco de sofrimento de lesões ou patologias.

Ocupa-se de…

Os aspectos mais importantes da medicina esportiva podem resumir-se assim:

- Tratamento médico de lesões e enfermidades.

- Exploração médica antes de iniciar um esporte para detectar qualquer alteração, que poderia piorar como conseqüência da prática deste esporte.

- Estudo médico do rendimento para avaliar a capacidade de esforço do coração, a circulação, a respiração, o metabolismo e o sistema músculo esquelético.

- Valorização funcional específica para o tipo de esporte.

- Conselho médico sobre o estilo de vida e a nutrição.

- Assistência médica no desenvolvimento dos métodos ótimos de treinamento.

- Controle científico do treinamento.

Traduzido pela equipe Teu Corpo.com.br

Referência: http://www.pulevasalud.com/ps/subcategoria.jsp?ID_CATEGORIA=2112&RUTA=1-3-65-2111-2112

Arquivado em Bem Estar

Leia outros artigos relacionados

15 Respostas para “Medicina esportiva”


  1. songival c. dos santos
    06out

    Gostaria que um especialista me enviasse uma resposta sobre qual dos esportes abaixo provoca menos impacto no joelho de um veterano de 38 anos:
    futebol de campo, futebol de areia, futsal ou volei?
    Abraço.


  2. JOMAR NETTO
    06out

    Certamente que o futebol de salão e ainda mais se não for na posição de goleiro. Isso porque a carga é maior durante o salto, o esforço e o impacto. No salão, embora a carga seja grande, se comparar com os demais desportos citados, é o menos agressivo. Mas não é bom.


  3. Priscila
    06out

    Bom dia, gostaria de saber de o médico esportista trabalha também com indicação de suplementos alimentar, no meu caso toda vez que inicio um esporte emagreço demais e pretendo encontrar a especialidade médica mais indicadas para trabalhar em mim o uso de suplementos.


  4. jo moreno
    06out

    Stress ( O assassino silencioso)
    Prática de Neuro Fisiologia para Educadores Físicos.

    Conteúdo:
    - Neuro Fisiologia
    - Benefícios da Prática de Neuro Fisiologia
    - Programa de Avaliação do Sistema Nervoso Autônomo
    - Protocolos para Aumento de Reservas Funcionais
    - Protocolos para equilíbrio de níveis de stress
    - Aplicações para treinamentos de alto nível
    - Programa de Avaliações para Academias
    - Programa de Coaching Performance para Professores

    Público Alvo:
    Graduandos e graduados do curso de Educação Física e interessados em geral.

    Palestrante:
    Sergio Ricardo
    Pesquisador em Neurociencia Comportamental , Doenças Psicossomática , Neurofisiologia das Emoções. Formador e Instrutor de Cinesiologia Educacional e Terapia do Comportamento, Biofeedback -Corporal, Balanceamento Muscular, Memória Celular, Técnicas de Gestão e Desativação de Estresse, Funcionamento do Cérebro nos Processos de Aprendizagem ;Coach Internacional (Inn Coaching) ,Evolutivo, Psicodrama, Constelação Sistêmica,Relacionamento Interpessoal, Integração e Dominância Cerebral, Ginástica Cerebral (Neuróbica e Neurofitness), , Terapeuta em Radiestesia, Cromoterapia, Radiônica , Musicoterapia, Master em Neurolingüística. Investigador de Física Quântica, e Pesquisador em Neurociência Comportamental, Neuroteologia, Criador do curso de Formação em Gestão Comportamental com Neurociência, Coach em Gestão Comportamental.

    Dia e Horário do curso ou evento
    Data: 26/04/2010
    Horário 19:30 as 22:00hs
    Local do evento: Av Paulista , 1439 6º andar conjunto 703 – ABIMEE (São Paulo)

    Inscrições:
    Email: jsmorenoeventos@gmail.com

    Empresa Responsável pela organização

    JSM Eventos Empresariais


  5. solon soares
    06out

    Gostaria de informação a respeito do graduação de temperatura de uma piscina para prática desportiva, e a influencia na saude de piscinas fechadas e aquecidas.
    Obrigado Solon Soares


  6. Mauricio
    06out

    Sou praticante de musculão á dois anos, estou tendo muita dificuldade na obtenção de peso, massa magra. Tenho 1,78 de altura, peso 63 kilos. Suponho que esteja abaixo do peso.

    A pergunta eh a seguinte um médico da medicina esportiva, pode me ajudar no meu objetivo, ganho de massa magra?

    Eu gostaria de uma avaliação para saber quais nutrientes estão faltando para o meu corpo, quanto tempo de atividade fisica devo realizar, qual alimentação devo seguir, coisas do gênero.

    Qual area médica devo procurar para me auxiliar no meu objetivo?

    Qual sua opinião sobre medicina Ortomolecular, ja que ela não é aceita pela medicina convencional?

    Estou aguardando uma resposta. Obrigado.


  7. Gilmar César de Oliveira
    06out

    Bom dia, tenho 43a. e aos 36 descobri que sou portador de “Isquemia de ponte miocárdica”. Não fumo e não bebo. Praticava esportes. Pergunta: Posso continuar praticando que tipo de atividade?


  8. oscar pereira junior
    06out

    Gostaria de saber quais exames laboratoriais de rotina devem ser realizados em atleta de alto
    nível (basquete / musculação) .
    Atenciosamente Oscar


  9. Dieniffer Silva
    06out

    Olá, sou jogadora de futebol, porem tive uma contusão no joelho á uns 8 meses, torci os tendões e tive luxação, senti muitas dores e de começo de lesão não conseguia nem caminhar…
    bom, agora ja estou bem melhor, ja consigo correr moderadamente, e pretendo voltar aos treinos normais, tenho a consciencia de que devo começar com treinos mais leves, pois minha musculatura esta fraca, meus fisioterapeutas, recomendaram-me para que eu, após o treinamento coloque gelo sobre o joelho da contusão…
    enfim gostaria de saber, se eu coloco gelo, já de imediato no joelho após o treino, ou espero esfriar o corpo?
    e na musculação, é melhor fazer séries leves todos os dias? ou pesadas um dia sim e outro não?

    aguardo resposta.
    desde já
    agradeço


  10. Amadeu Guerra
    06out

    Senhores
    O Clube que frequento exige, para a prática do futebol, que apresente cópia do Teste Ergométrico e Atestado Médico de um cardiologista.
    Estranho o fato e, por isso, pergunto quais são realmente as exigências para a prática?
    Sou lhes grato pela atenção e a resposta servirá como orientação para todos nos sócios.
    Amadeu Guerra (62 anos)

  11. boa noite,eu sou jogador de handbal, estou fazendo um projeto a respeito da importancia do abrigo após o atletas sair do treinamento(corpo quente no frio, sem o abrigo).


  12. hernani
    06out

    Já a bom tempo (4 anos) tenho epicondilite lateral cotovelo direito devido a pratica do tênis.
    Fiz vários tratamentos, tais como fisioterapia, aplicação de cortisona, etc… em fim gostaria de saber qual seria o tratamento adequado, e se fosse preciso uma intervenção cirurgica qual o tempo de recuperação? E eu voltaria a praticar tênis? obrigado pela atenção
    Hernani Browne


  13. thiago
    06out

    oi


  14. WILLIAM GOMES
    06out

    GOSTO DE JOGAR FUTEBOL, SO QUE NAO CONSIGO MAIS CORRER IGUAL ANTES, POIS TENHO DORES ABAIXO DO UMBIGO, JA FIZ ULTRA SOM, EXAME DE URINA E NAO GOSTARAM. POR FAVOR ME ORIENTE POIS ADORO CORRER..


  15. Santos
    06out

    Tenho 25 anos e sempre pratiquei esporte. A minha resistência e a minha velocidade eram acima, mas recentemente o meu rendimento fisíco caiu drasticamente. Quando tento fazer um pouquinho de esforço a mais tenho fortes dores laterais e não consigo mais correr. Já consultei um medico, fiz exames de urina, ultrason e de sangue e não apareceu nada. O medico disse que se trata de uma dor muscular. Gostaria de saber como seria possivel voltar a boa forma física novamente e superar essas dores.

Deixe um comentario