Tabela IMC

Tabela IMC: As crianças naturalmente começam a vida com um alto índice de gordura corpórea, mas em razão do crescimento vão ficando mais magras com o passar do tempo. Também é importante ressaltar que existem diferenças entre a composição corporal de meninos e meninas, e foram por conta dessas diferenças que os cientistas criaram um IMC especialmente para as crianças, chamado de IMC por idade.

Os médicos e demais profissionais da área da nutrição usam um conjunto de gráficos de crescimento para acompanhar o desenvolvimento das crianças e jovens adultos dos dois aos 20 anos de idade. O IMC por idade utiliza a altura, peso e idade de uma criança para determinar a quantidade da gordura corporal que ele ou ela tem e compara os resultados com os de outras crianças com a mesma idade e gênero. Através dele eles conseguem prever se as crianças terão risco de ficar acima do peso quando estiverem mais velhas.

A faixa de IMC normal pode ficar mais alta para as meninas conforme elas vão amadurecendo, já que na adolescência normalmente apresentam mais gordura corporal do que os meninos. Um garoto e uma garota da mesma idade podem ter o mesmo IMC, mas a garota pode estar no peso normal enquanto o garoto pode estar correndo risco de ficar acima do peso. Os médicos dizem que é mais importante acompanhar o IMC das crianças ao longo do tempo do que olhar um número individual, pois elas podem passar pelos chamados estirões de crescimento.

 

tabela IMC 300x224 Tabela IMC

Tabela IMC

Limitações do IMC

Existem alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, as pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças, já que para elas precisa de gráficos específicos. Além disso, não é aplicável para idosos, porque para eles se aplicam classificação diferenciada. O IMC é o valor de massa corporea, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 25.

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:

imc Tabela IMC

Calculo IMC

 

Tabela de Classificação

IMC       Classificação

< 18,5    Abaixo do Peso

18,6 – 24,9          Saudável

25,0 – 29,9          Peso em excesso

30,0 – 34,9          Obesidade Grau I

35,0 – 39,9          Obesidade Grau II (severa)

≥ 40,0    Obesidade Grau III (mórbida)

 

Se você gostou deste post deixe um comentário e compartilhe com um amigo!

 

 

Fonte: MIDIETA

Arquivado em Fitness

Leia outros artigos relacionados

Deixe um comentario